Em 18 de Setembro de 2019 às 10:57

Assembleia geral d*s estudantes de computação, 17 de Setembro de 2019

Assembleia deliberativa, dentre pessoas presentes, havia 28 membros do CACo presentes, sendo que a lista de membros possui 73 pessoas. Foi batido o quórum, em assembleia, dos membros do CACo presentes dos 33,3% necessários para a assembleia ser deliberativa pelo estatuto.




 

Informes:

  • O CACo criou um grupo para marcar reuniões para discutir as reformas do estatuto, interessados podem acessar o QRcode que está na sala do CACo.

  • O congresso dos estudantes da Unicamp (14-19 de outubro) será um grande espaço estudantil, e ocorrerá em Outubro. Até domingo, está disponível o envio de teses para o congresso. A partir de segunda feira e até 11 de outubro, começa a tiragem de delegados para o congresso, que representam o instituto e tem direito a voto. A comissão recomenda que os delegados sejam escolhidos em assembleia. Haverá uma mesa de debate sobre opressão; uma sobre clima; uma sobre conjuntura; e uma sobre saúde. Há uma página do Congresso de Estudantes da Unicamp no facebook para maiores informações.

 

Pauta:

  • Adesão dos alunos da computação à Greve Global do Clima, que ocorrerá nesta sexta feira, às 16h no Largo do Rosário.

  • Congresso dos Estudantes da Unicamp.

 

Discussão:

  1. Não faz muito sentido votar uma paralisação com tão pouca gente na assembleia, e depois tentar convencer todo o resto da computação a aderir à paralisação. 

  2. Não seria muito legítimo em uma assembleia de 30 pessoas deliberar a paralisação do curso inteiro. Tiveram problemas de divulgação, principalmente na passagem de salas. Na Unicamp, somente alguns institutos fizeram/farão assembleias. Houve um manifesto assinado por 1006 trabalhadores da Amazon dizendo que iriam aderir a greve, encadeando a adesão a funcionários de outras grandes empresas de tecnologia. Essa greve começou ano passado, com o movimento de uma estudante que começou o movimento “Fridays for Future”. Poderíamos realizar alguma atividade semana que vem para falar sobre os temas da greve, apesar de não ter condições de paralisar o instituto, devido à grande importância do assunto.

  3. Houveram problemas técnicos na divulgação por e-mail da assembleia. Deixar as pessoas a par do tema é importante que paralizar sexta.

  4. Há um grande problema de sustentabilidade na pecuária. É gasto muitos recursos para a alimentação do gado. A pegada de carbono do ser humano é reduzida pela metade ao se tornar vegano. 

  5. Podemos receber propostas de como atingir a comunidade do IC. 

  6. Poderíamos fazer uma atividade no RS motivando as pessoas a experimentar o cardápio vegetariano.


 

Propostas:

  • CineCACo com um documentário sobre veganismo e sustentabilidade.

  • Promover o consumo do cardápio vegetariano do RS.

  • Promover não utilizar copos de plástico nos bebedouros do IC.

  • PipoCACo para discussão sobre sustentabilidade.