A assembleia teve caráter consultivo, em virtude das dificuldades de se realizar o cruzamento de informações entre os presentes e a lista de membros do CACo de maneira incisiva. Assim, foram deliberadas propostas que determinam atitudes a serem tomadas ou usadas como guias pelo Centro Acadêmico, que serão cumpridas.
Informes:
- Convite para participação do hackathon organizado pelo CACo nos dias 04, 05 e 06 de setembro.
Pauta:
- Modalidade de ensino EAD emergencial na universidade, seus impactos, sua efetividade e sua continuidade, junto a pesquisa realizada pelo CACo sobre o assunto na semana da assembleia.
- Políticas de corte e privatização na universidade pública.
Discussão:
- A discussão foi feita se tendo em mente a impossibilidade de se acessar muitos estudantes possivelmente interessados através de meio digital na pandemia.
- Foram levantados os pontos das antigas e recorrentes políticas de sucateamento da universidade, não só no sentido de cortes e privatizações mas também o próprio EAD como forma de tentar baratear o ensino com perda de qualidade.
- Problemas com o EAD, inclusive com disciplinas experimentais abrindo a possibilidade de que estudantes comprem os equipamentos necessários para realizá-las e de ao longo do semestre disciplinas terem exigido o uso de softwares proprietários e pesados.
- No caso de uma discussão de fim do EAD, foi lembrado que esta é uma situação extraordinária em que ele garante a continuidade do semestre. Também levantou-se uma preocupação com quem possui tempo limite de tempo para terminar o curso.
- Possivelmente a realidade não permita que se exija mudanças drásticas e tenhamos que lidar com a realidade tal como ela é, direcionando as exigências para um EAD com condições mais justas para se mitigar seus efeitos negativos.
- Com isso discutiu-se o quanto liberdades individuais como a flexibilidade de avaliação no EAD não vão contra a coletividade. Lembrou-se que há pessoas que nem mesmo conseguimos trazer para a assembleia por inúmeras questões de infraestrutura, que podem estar diante da mesma condição perante o curso.
Votação:
- Criar uma comissão responsável por elaborar posts informativos sobre o que foi discutido na assembleia e promover uma campanha de conscientização para a comunidade
- Pedir por matérias mais simples e opcionais para que quem tem dificuldade de acesso tenha créditos no semestre e não tenham somente a opção de trancar, de modo a diminuir a disparidade entre os alunos e abarcar também aqueles que não podem trancar o semestre por conta de bolsas auxílio da faculdade.
- Fazer isso através de uma carta a ser repassada aos outros CAs e apresentada no CONSU e em outras congregações.
- Elaborar uma carta para a reitoria e para os institutos requerendo critérios claros de avaliação e impedindo a criação de situações que gerem diferenciação para alunos de condições diferentes nas disciplinas (como, por exemplo, a exigência de que alunos arquem com custos de materiais necessários para a realização de disciplinas - tipo lab de eletrônica e alunos tendo que comprar kits, uso de softwares proprietários e tal) - suspendendo o oferecimento destas.
- Se posicionar contra o oferecimento de disciplinas que deveriam ser presenciais.
- Enviar carta aos institutos/reitoria requerendo que o prazo para trancamento (de matrícula e semestre) seja estendido para todo o semestre.
- CACo ser responsável por fazer um post explicativo sobre o funcionamento do CR neste semestre, explicitando como vai acontecer isso de retirada de disciplinas e tal.
- Suspensão do EAD até que a proposta acima seja atendida
- Buscar mobilização com os outros CAs para pressionar outros institutos e a própria reitoria tanto para vetar as disciplinas obrigatórias em formato EAD pós pandemia quanto para mobilizar quanto as questões abordadas ao longo da assembleia.
- Fazer isso através da comunicação com outros CAs por meio de um grupo que existe com todos eles e, caso isso não dê certo, elaborar uma carta aberta e repassando aos CAs para que assinem.