Olá, mundo!

Nós somos a chapa SynCACo e nossa intenção em compor a gestão do CACo em 2025 é agregar ao trabalho já realizado pelas gestões anteriores, consolidando o CACo como uma entidade ativa, representativa e organizada, que luta pelos direitos e interesses des estudantes da computação e no Brasil de modo geral. Nosso compromisso é fortalecer a integração da comunidade da computação, acolhendo ingressantes e minorias, estruturar formas mais democráticas e eficientes de auto-organização estudantil, além de um compromisso na luta pela transparência institucional, tanto em nossa liderança do centro acadêmico, quanto em nosso instituto.

Nosso nome, SynCACo, faz referência ao Projeto Cybersyn (ou Synco), um experimento chileno socialista de gestão cibernética da economia sob o governo de Salvador Allende, presidente eleito democraticamente e mais tarde deposto por um golpe liderado por Pinochet com o apoio dos Estados Unidos. O Synco buscava estruturar um modelo de planejamento econômico distribuído, centralizado e eficiente, promovendo a autonomia produtiva e a soberania popular por meio da tecnologia. Inspirados por essa experiência, queremos que o CACo seja um espaço de organização inteligente, participativa e voltada para o fortalecimento da nossa comunidade. Acreditamos que a computação pode ser uma ferramenta para a emancipação social, e nós, enquanto estudantes, temos um papel ativo na construção desse futuro.

Nossa chapa é composta pelos quatro cargos obrigatórios e mais um cargo que consideramos importante para suprir as necessidades da comunidade:

  •  Coordenadoria Presidente: José Victor (CC 023)
  •  Coordenadoria Administrativa: João Augusto (CC 022)
  •  Coordenadoria de Ensino e Graduação: Juca Meniconi (CC 024)
  •  Coordenadoria Financeiro: Gabriel Soares (EC 024)
  •  Coordenadoria de Cultura: Michael Andrew (CC 024)

Nosso Posicionamento e Propostas

A greve de 2023 demonstrou o potencial da mobilização estudantil na Unicamp, trazendo vitórias históricas, como a possibilidade de implementação de cotas trans e para pessoas com deficiência, o funcionamento do bandejão aos finais de semana, entre outras. Entretanto, essas conquistas ainda precisam ser garantidas e implementadas de fato. Nossa gestão se propõe a continuar a pressão para que a reitoria e os institutos honrem seus compromissos, além de fortalecer a organização estudantil para encarar as novas lutas que virão, em um cenário de ascensão do fascismo e das catástrofes climáticas e sociais que têm marcado nossa época de maneira cada vez mais intensa.

O CACo é um sindicato estudantil, um espaço de construção política coletiva. Nossa atuação não se limita a momentos de crise, como greves e paralisações, mas também se estende para a formação política contínua e a defesa dos interesses cotidianos da nossa comunidade. Para isso, precisamos nos organizar de forma estratégica e eficiente, de maneira integrada e horizontal, como propunha o Cybersyn.

Em nossa gestão definimos os seguintes eixos norteadores:

  • Extensão Universitária: No contexto da conquista pela curricularização da extensão, defendemos que ela seja construída de forma popular, comunitária e enraizada nas necessidades sociais. Acreditamos que a extensão não pode se distanciar de sua função essencial dentro do tripé universitário. Por isso, lutamos por uma prática que devolva ao povo o conhecimento produzido em nossa instituição, colocando-o a serviço da transformação social.
  • Transparência:  Acreditamos que a transparência é fundamental para a construção de um ambiente verdadeiramente democrático. Por isso, nossa gestão se compromete a lutar pelo fácil acesso às informações das ações do IC, incluindo a abertura das atas da congregação e do nosso centro acadêmico. 
  • Integração Comunitária:  Enquanto centro acadêmico, entendemos que nossa luta vai além da representação política frente ao instituto e à sociedade. Temos também o compromisso de construir um ambiente acolhedor para todes que fazem parte da computação. Por isso, nos dedicamos a promover eventos e oportunidades de integração que fortaleçam os laços da comunidade, com foco especial na criação de espaços seguros e inclusivos, sobretudo para pessoas de grupos minorizados.
  • Integração com Movimento Estudantil: Reconhecemos que a Unicamp não está isolada das dinâmicas políticas nacionais e internacionais. Nos solidarizamos com a luta do povo palestino contra o genocídio promovido por Israel, dos povos indígenas pela demarcação de seus territórios e de tantos outros movimentos sociais que resistem às políticas neoliberais e a frente fascista que vem ganhando espaço.

Se você se identifica com essas ideias e acredita que o CACo deve ser um espaço de organização, lutas e avanços concretos, venha com a gente construir essa gestão! Junte-se ao SynCACo!

 

Agenda do CACo