Ata de reunião

Reunião - 09/12/2018


Dom 09 Dez 2018 19:30


Ata: Victor “DoFoo” (parte 1: Informes e Expediente), Rafael “Mine” (parte 2: retrospectiva 2018)

Presentes: Rafael “Mine”, Gustavo “DeBoas”, Ivan “Colina”, Lucas Bertoloto, Augusto “Walker”, Eduardo “Chamyto”, Alberto “Genial”, João “Logan”, Victor “Boleto”, Daniel “DaniGames” Helú, Carlos Barbosa, Felipe “Bidu”, Lucas “Foo”, Manuela “Manu”, Paulo “Escolhido”, Victor “DoFoo”

 

Informes:

- Eleições DCE

    Houve problemas com a votação (falta de cédulas), e a chapa vencedora foi a “Coragem Para Vencer o Medo”. A nova gestão já foi empossada em um CRU. Tivemos um membro na comissão eleitoral.

 

- Cerimônia de posse da Conpec

    A cerimônia ocorreu na última terça-feira (04/12), o CACo foi convidado e alguns membros da gestão compareceram. Algo notável é que ⅖ da nova diretoria da Conpec é composta de mulheres, aumentando representatividade feminina em posições de liderança.

 

Expediente para férias (algo próximo):

- Formulário de segurança no campus

    O novo formulário está feito, falta revisão para englobar todas as pessoas que utilizam o campus, e não apenas alunos de graduação, e enviar para os grupos pertinentes. Chamyto e Boleto se dispuseram a fazer isso.

   

- Manual d* Bix*

    Genial irá divulgar o convite para colaboração na versão 2019 do Manual. Comissão do manual: novos integrantes de 2018 (018s e 017s). Data limite: 04/01/2019. Bidu, Manu, Bertoloto, Walker, Genial, DeBoas e Carlos se comprometeram a participar ativamente dessa renovação.

    A arte da capa já está pronta (feita pelo Mine). Devemos ficar atentos às informações úteis que são atualizadas no começo do ano, como preço da passagem de ônibus.

 

- Produtos para recepção em 2019

    Colina, Paulo e Mine vão pedir mais camisetas para que fiquem prontas antes da matrícula 2019. Os dois tipos principais que pediremos são “Evolução” (https://caco.ic.unicamp.br/produtos/10) e “Mapa” (https://caco.ic.unicamp.br/produtos/8). Tentaremos voltar com canecas também.

    Ideias para o futuro: Meias, adesivos, poncho.

 

- League of Legends no IC

    Mine fará um resumo da reportagem da Kotaku sobre a Riot e divulgar.

 

- Conversa alta no IC

Francisco “Chico” colocou cartazes no IC alertando sobre esse problema. A gestão fará um pronunciamento sobre isso também.

 

- MC504 - Sistemas operacionais

Passamos um formulário para verificarmos interesse em uma prova de proficiência da matéria no 1s2019. Até o momento temos 42 respostas únicas. Podemos ver a possibilidade de retirar a necessidade dessa matéria para algumas futuras (MC832, Redes de Computadores, por exemplo).

Quando tivermos uma boa quantidade de respostas, Mine vai filtrar as respostas do formulário para mandarmos à CG. DoFoo se dispôs a enviar a lista de pessoas interessadas e outras informações relevantes.

A maioria das pessoas afetadas ingressaram em 2016, e vão ter seu término provável do curso atrasado caso não consigam fazer essa matéria no semestre que vem.

 

- Encerrar LariCACo de 2018

    Mine irá retirar o gabinete do LariCACo e guardá-lo durante as férias. Assim encerra-se o ciclo 2018 do LariCACo. Decidiremos quando retornará na primeira reunião do semestre que vem.

 

Expediente para início 2019 (ainda deve ser feito durante as férias):

- Ações contra violência sexual

    O panfleto não foi divulgado, mas está em vias de (DoFoo). Walker e Francisco “Chico” irão marcar em fevereiro outra reunião com a ouvidoria para discutir uma possível palestra.

 

- Calendário unificado entre entidades da computação

    Houve a ideia de unificar o calendário também com eventos do IC. Colina falará com a AAACEC sobre isso. Foi dito que a Conpec tem datas fixas e imutáveis, e que nem todo evento precisa ser único em um dia. Mine está falando com o novo presidente da Conpec. Ideia de disponibilizar esse calendário a tod*s.

    A intenção é implementar essa ideia em Google Calendar.

 

- Comissão de recepção

    A Conpec já criou um meio de comunicação com as outras entidades para juntar. A ideia é não colidir datas, e juntar também com outros grupos que não são apenas da computação.

    Há também a ideia de fazer eventos em conjunto. Houve resistência a essa ideia devido a experiências em anos passados, mas alguns poucos eventos podem ser bem-sucedidos.

    Mine tentará falar com as outras entidades mais sobre isso.

 

- Recepção 2019 do CACo

    Pessoas que podem estar aqui no começo de fevereiro: DoFoo, Carlos, Logan, Foo, Bertoloto, Walker, Chamyto, Helú, Manu, Deboas, Mine, Colina.

    Datas importantes: 18/02 (matrícula presencial), 22/02 (3a chamada), 25/02 (confirmação de matrícula), 27/02 (início do período de aulas).

    Sequência de eventos: PipoCACo Papo de Bix*, Palestra das Entidades, CACo Games (pode ser trocado de ordem caso as pessoas não emendem a semana do carnaval), CACokê, outros eventos, MagiCACo, CACoPalooza.

    Ideia de colocar o CACo Games logo após o bar d*s bix*s.

    Walker falará com o prof. Bittencourt (EC) e o prof. Eduardo Xavier (CC) de MC102 sobre a palestra das entidades, de preferência dia 12/03. Também tentará pedir “aula trote” para a primeira aula de MC102 do ano.

 

- Apadrinhamento

    Manu vai revisar o convite para padrinhos e Mine manda o e-mail com a divulgação. Pretendemos apresentar os padrinhos a seus afilhados e as madrinhas a suas afilhadas no PipoCACo ou na confirmação de matrícula.

 

- Semana das minas da computação

    Manu falará com a Karen para organizar essa semana. Colina falou com a AAACEC sobre isso e já temos uma integrante da entidade na organização.

 

- Grupo de mobilização

    Temos que organizar um grupo de mobilização, como foi decidido nas últimas assembleias. Houve a ideia de juntar com um grupo de debate já formado entre *s estudantes da computação, porém ele não está mais tão ativo recentemente.

    Isso deve ser mais explorado no começo do próximo semestre.

 

- Saúde Mental

    Podemos fazer outras edições da palestra “Cuide-se!”. O Rodolfo (Diretor do IC) disse que os resultados do 2s2017 foram melhores que os do 1s2018, então sugere retomar o grupo operacional apenas no 2s2019.

    Assim, no próximo semestre podemos fazer uma sequência de palestras de pessoas diferentes sobre isso. Ideia de trazer pessoas formadas em psicologia para palestrar (Chamyto possui o contato dessas pessoas).

 

- Evento(s) de 50 anos da computação na Unicamp

    A discussão continuará no passar das férias com o IC.

 

- Doações ao IC

    Boleto e Bertoloto se dispuseram a participar da comissão de ideias para doações.

 

- Conta no banco e registro em cartório

    DoFoo, Mine e Foo vão falar com os ex-presidentes dos últimos anos para nesta semana irem nos cartórios apropriados e registrar as últimas atas.

    Bertoloto, Helú (DaniGames), Rafaella Pafaro e Mine vão durante as férias em bancos para ver os diferentes benefícios.

 

- Aquisições pelo repasse

Sobre a máquina de café: temos problemas com a loja, que serão resolvidos pelo financeiro do IC.

O fogão que compramos chegou (duas bocas, elétrico).

Há a ideia de comprar uma lousa branca para deixar na salinha (ou perto), um armário novo e uma geladeira.

 

- Reorganização da Salinha

    Como o LariCACo não está mais na salinha, podemos mudar o local do armário para onde aquele estava.

    Ideia de arrumar a salinha e o armário, como foi feito no início de 2018.

    Mine e DeBoas vão falar com o IC para descobrir de quem é o armário que está na frente da nossa sala. Se for nosso, podemos trocar com o armário da salinha (que está com problema na fechadura).

 

- Seminário de técnicas de ensino

    Não nos avisaram se/quando houve o seminário ou a nova data.

 

- Revisão do estatuto

    Necessário ser feito durante as férias. Mine irá alertar a todos da comissão.

 

- Atendimento 2019

    Para ser discutido na primeira reunião do 1s2019.

 

- Primeira reunião de 2019

    Mine passará um Doodle para marcar a reunião no começo de fevereiro (semana do dia 04/02).

 

Retrospectiva de 2018:

- Tecnologia

    Sistema de apadrinhamento

Não houve feedback. Primeiro ano com pareamento automático (para mesmo sexo). Não fizemos panfleto explicando como funcionaria.

Sugestão: fazer um evento para apresentação, colocar pareamento para mesmo curso.

    Eleições/Votações/Formulários anônimos

Tentamos utilizar ano passado o sistema da CCUEC, mas não é permitido para estudantes. Tentamos limitar o Drive, mas não conseguimos implementar. Não implementamos a mirror do sistema Helios Voting.

    Pesquisa salarial

Não fizemos nada. E o Leo está em Paris. Diretor Rodolfo está fazendo o sistema alumni e isso pode ser associado à pesquisa salarial. Helú, Chamyto e Foo tentarão preparar um formulário.

    Pasta no Google Drive do CACo

HowTo estão desatualizados e nem todos os eventos possuem um. Por outro lado, a pasta foi reorganizada e datada.

Genial organizará o HowTo da palestra AA/AB. Bertoloto arrumou o do LariCACo.

    Atendimento

O script foi reescrito para ser mais persistente (chato). Houve ideia para terminar o atendimento fixo e fazer atendimentos esporádicos. Podemos anunciar melhor que estamos vendendo crédito no LariCACo.

    Servidor

Henrique deu um overall sobre a estrutura do servidor, o que tornou mais claro como manter o site. Por conta de um script do ex-aluno “Asmina”, alteramos todas as senhas do CACo e agora o servidor não é mais acessível por senha.

A aluna “PJ” fez uma commit no site para ordenar as provas do banco de provas.

Fizemos uma mirror de ArchLinux e Manjaro.

O Mine começou a reescrever o site. Pretende terminar até ano que vem.

    Avaliação contínua

Foi feito um script que recebe críticas e envia anonimamente aos coordenadores e professores. Precisa de mais divulgação, inclusive na palestra de entidades. (Sobre a palestra, houve a ideia de enxugar entidades para fazer algo mais detalhado para AAACEC, Conpec e CACo, e, em nosso caso, com maior ênfase na avaliação de curso, nos serviços do CACo.)

    Manual d* Bix*

Primeiro ano que o Manual d* Bix* possui substantivos femininos. Houve uma crítica. Manteremos como está.

    LariCACo Bot

Iago (ingressou em 2017) começou o projeto e convidou alguns membros do CACo para melhorá-lo.

    Reddit do CACo

r/CACo foi revivido pelos gloriosos Chamyto e “Gusta”.

    Trello e e-mail

Utilizamos pouco as discussões por e-mails e Trello que, apesar de funcionar bem em eventos, não foi usado.

 

- Burocrático:

    Estatuto

Alguns novos membros (e atual gestão) do CACo tentaram contatar o advogado, sem sucesso. Não vimos a versão da gestão 2016/2017, íamos rever partindo da atual.

    Eleições do CACo

Não demos tempo de debate já que isso não havia acontecido há alguns anos. Devemos preparar com antecedência a época de eleição para permitir debate e depender menos da atlética.

Financeiro

Conseguimos máquina de cartão!

A contadora está ciente da falta de ata de eleição da gestão 2015/2016 e pediu que entrássemos em contato assim que resolvesse. Não abrimos conta no banco pelo mesmo motivo.

Há mais de um ano que nosso dinheiro está com a atlética, já que não podemos abrir conta no banco sem ata de eleição.

Tirando festas e LariCACo, o caixa do CACo só aumentou através da venda de produtos no UPA. Ou seja, não fomos muito ativos na venda de produtos. Podemos fazer um saldão para vender camisas que não gostam

LariCACo:

A ideia de fazer uma pizzada de aniversário não aconteceu. O LariCACo auxiliou o caixa do CACo.

Tínhamos deixado um papel de sugestão para produtos mas retiramos pois os pedidos de reposição incomodava o responsável. O novo responsável gostaria de reviver a prancheta de reposição.

Poderíamos fazer um QR code com sugestões, caixa de sugestões.

Armários do CACo:

Retiramos os cadeados antigos, mas não organizamos a planilha de controle, nem compramos novos cadeados.

    Salinha e infraestrutura do CACo

Trocaram a rede do IC, ativaram um IP adicional do CACo para uso do PS3, que descobrimos que placa de rede não funcionava.

Salinha espaçosa pois o LariCACo mudou de lugar (ao lado do bebedouro).

Livros foram organizados no armário, que agora está aberto pois fica na parte que estava em reforma do IC3.

Compramos uma lousa, fogão e pedimos uma cafeteira.

As luzes da salinha ficaram com mal contato por alguns meses.

Ganhamos um climatizador, retiramos os cartazes de eventos antigos. Pretendemos colocar cartazes bonitos e novos para os eventos de 2019.

Deixamos o PS3 para tod*s utilizarem, os jogos permanecem supervisionados pela gestão. O Raspberry Pi está parado.

Foram instaladas câmeras de segurança do IC na salinha.

CACoEmpresta

Acabou pois os produtos estavam danificados e o custo de reparo era alto.

    Representantes discentes

Há unidades em que participamos muito bem, porém há outras em que recebemos críticas por não participar.

 

- Eventos:

    Divulgação

Compramos uma lousa, que auxiliou bastante. Divulgar reuniões e seus highlights no Facebook teve bom resultado. Melhorou comparado ao ano anterior. Não fizemos cartazes.

Precisamos conversar com Cynthia da FEEC para procurar uma alternativa pra forward aos alunos da FEEC.

    Eventos do CACo

Recepção e CACo Games 1s2018

Foram um sucesso.

PipoCACo: Papo de Bix* 1s2018

A pós-graduação se sentiu isolada. Poderíamos fazer no bosque (pelo espaço), mas tínhamos medo de chuva. Houve menos presentes que em 2017.

Palestra de entidades

Sugestão de fazer com menos entidades para fazer algo mais detalhado. O controle de tempo foi melhor que em 2017.

CineCACo: “Baby Driver”

Mais presentes do que nos anos anteriores. Faltou mais edições.

MagiCACo 1s2018

A divulgação foi pouca e em cima da hora, não havia jogadores para fazer mais de um draft. Não pediram permissão ao financeiro para utilizar a máquina de cartão.

Menos cheio que o do ano anterior, mas foi razoável.

PipoCACo: Avaliação de curso 1s2018

Foi uma quantidade baixa de presentes, mas maior que a média. Fizemos mais cedo, o que ajudou a organizar respostas a tempo.

Participação no UPA

A primeira edição do UPA com chuva.

Palestra

Quem executou a palestra achou que foi uma boa palestra.

Venda de produtos

Vendemos **muitos** produtos.

CACoPalooza 1s2018

Teve boa divulgação, mas houve problemas com equipamento (falta preparação nos dias anteriores). Muitas pessoas gostaram apesar de tudo.

Para a próxima edição, é necessário reforçar a ordem de apresentação.

A venda de produto foi desorganizada, mas vendeu muito também. A localização da venda poderia ser melhor.

Faltou pessoas para limpar após o evento.

PipoCACo: Novas regras de jubilamento

Foram cerca de 30 pessoas, um dos maiores. Houve muita conversa, mas não muita discordância de opiniões, caráter informativo.

PipoCACo: Segurança no campus

Foi adiado indefinidamente.

O formulário sobre isso ficou ruim para apresentar dados às unidades superiores. Será refeito.

CACopa

Demorou para receber confirmação da DAC com relação a permissão de fazer eventos sobre ele.

Máfia e Foo ficaram de organizadores mas havia dias em que não houve responsáveis para preparar o evento.

PipoCACo: Avaliação de curso 2s2018

Não foi adiantado com relação à reunião.

CACo Series of Poker

Poucos participantes, então cancelaremos o evento para os próximos anos.

Palestra AA/AB

No dia de apresentação dos alunos teve poucas pessoas. Houve uma reclamação sobre o Zanoni com relação aos comentários da modalidade AB.

Chamamos muitas pessoas mas que não confirmaram a tempo (demoramos para perguntar se as pessoas confirmam presença).

Archventure Time (InstallFest)

Não aconteceu, mas o grupo do Telegram funciona muito bem, muitas pessoas se ajudam :)

CACo Board Games

Esquecemos de cancelar com a república Rajesh. Não conseguimos parceria com Metropoly.

MagiCACo 2s2018

Cancelado por ser no mesmo dia do McLovin’

CACoPalooza 2s2018

Foi cancelado pela falta de preparação, causada pelas assembleias que atrasaram o evento.

    Eventos com outras entidades

CACokê de Sayão (Karaokê CACo + CABS) 1s2018

Falta de comunicação entre entidades causou problemas na produção do evento. Sugeriram levar refrigerantes. Tirando esses problemas que atrasaram, funcionou.

Festa com AAACEC e Conpec: Corote Break

O dinheiro ainda está com a atlética. Foi boa financeiramente, mas há opiniões divergentes sobre qualidade.

SECOMP Battle Royale

Durou muito mais do que o esperado. No final, havia poucas pessoas.

Interanos

Alteramos a data de um evento interno da gestão para evitar colisão de data com o evento da atlética.

    Caravanas

Cryptorave

Aconteceu, mas 10 pessoas faltaram. Houve um problema com uma inscrição, como pessoas faltaram, tudo deu certo no final.

Semana da Engenharia da Computação da USP

Foi feito um convite ao CACo, mas em cima da hora.

Campus Party (início de 2018)

Não houve muitos interessados no formulário.

    Minicursos

C

Sala reservada de última hora. Bix*s gostaram, mas a sintaxe não foi tão bem demonstrada (como ponteiros). Sobrou refrigerante, 700ml por pessoa é muito.

git

Muitas desistências por preceder o dia das mães. Foo organizou bem o tempo.

Python (Semana da Física)

Convidaram membros do CACo para trabalhar como monitores. Encontramos não apenas monitores como também o palestrante.

Web

Não organizamos pelos vários motivos do segundo semestre (assembleias atrasaram e não encaixou no meio das provas).

    Saúde mental

Houve o grupo em 1s2018, mas não no segundo semestre. Não conseguimos fazer palestras como desejamos.

 

- Diplomático:

    Infraestrutura do IC

Não acompanhamos a instalação de softwares do IC.

O suporte ainda não disponibilizou horário de almoço, porém não houve mais reclamações sobre o suporte estar em almoço.

A rede do IC foi reorganizada em 2s2018. Os computadores estão travando com menor frequência.

Demoraram para trocar as lâmpadas do bosque e da estufa, mas algumas estão já queimadas.

O corredor da portaria (ainda desativada) está acessível.

A sala 301 e 302 foram unidas formando a sala 300, e ela é bonita.

Foi instalado dispenser de preservativos, o CACo é responsável por repor o estoque com o CECOM.

    Compras com repasse

Fogão chegou, a máquina de café está pendente. Não pedimos ainda a geladeira para o IC. Houve a ideia de fazer um PipoCACo de produtos para o IC.

    Contato com a pós-graduação

Devemos agradecer a Flávia da pós. Apresentamos o CACo na palestra de boas vindas da pós graduação, mas não fizemos muito sobre isso.

    Avaliação de curso

Ainda não vimos nada sobre tornar a avaliação de curso de um dia inteiro.

Fizemos em 1s2018 uma avaliação em conjunto com CABS (envolvendo os cursos da FEEC e FEM), mas não foi muito produtiva e não aconteceu em 2s2018.

    Fórum de atualização curricular

Muitos professores compareceram, mas nem tantos alunos da graduação. Não foi muito produtivo por isso. Os coordenadores se mostraram interessados em saber o que os estudantes acham de algumas partes do curso.

    Reuniões de atualização curricular

Membros do CACo vão às reuniões, os coordenadores de curso estão planejando certificados para serem mais executáveis, darem mais prática ao perfil do estudante de computação.

    Conversas com coordenadores de curso

Houve grande proximidade entre membros do CACo e os coordenadores de curso, algo interessante para o futuro.

    Envolvimento político

Faltou eventos e divulgação de informações relacionados às eleições brasileiras. Por exemplo, sobre os candidatos e voto em trânsito.

Fizemos 3 assembleias, sendo uma delas deliberativa.

Divulgamos mais eventos sobre política esse ano comparado ao anterior.

Participamos de alguns CRUs.

Ações contra violência sexual

Fizemos uma nota de repúdio por conta de um caso de estudante da computação. Os coordenadores de curso conversaram conosco sobre o que poderia ser feito. Iremos divulgar a ouvidoria e adicionaremos um trecho sobre isso no Manual d* Bix*.

    Novas regras de jubilamento

Aparentemente nada foi alterado. Participamos de rodas de conversas com centro acadêmico da engenharia mecânica e fizemos um PipoCACo como mencionado acima.

    Plástico nos restaurantes universitários e IC

Vendemos garrafas d’água no LariCACo. Divulgamos um texto no e-mail e Facebook, mas não fizemos nada muito prático sobre o assunto.

    MC426 - Engenharia de software

Houve reclamações sobre um possível envolvimento com uma empresa. A professora foi abordada pelos coordenadores e o termo de sigilo tornou-se opcional, ninguém reclamou posteriormente.

    MC504 - Sistemas operacionais

Não haverá oferecimento em 1s2019 devido alteração no catálogo de 2017. Algumas pessoas reclamaram e estamos analisando a possibilidade de oferecer prova de proficiência.

    Code Club para crianças

A Flávia da pós-graduação conversou um pouco com algumas pessoas sobre possíveis interessados no evento, mas o CACo não foi presente nesse projeto.

    Sede ALES

Permitimos que o ALES declare como endereço o endereço da salinha do CACo no registro do CNPJ.

    Eleições DCE

Tivemos um membro na comissão eleitoral do DCE.yz

 

Ordem do dia:

O que fazer com o fogão?

Só uso do CACo (eventos) - 3 votos

Livre uso - 0 votos

Uso acompanhado (similar a como funciona o PS3) - 1 voto

Permissão caso-a-caso - 6 votos

4 abstenções

Buscar

Compromissos