Página com o arquivo dos Meets do CACo, bate-papo semanal de participação livre iniciado online, no ano de 2020, diante da pandemia de covid-19. São salvas apenas indicações de links das/os participantes e postagens de divulgação nas redes sociais.

Horários (2020): quintas, às 17h


Meet Vem pro CACo (23/07/2020)

! Este artigo é um resumo. Se você fez parte do meet e pretende melhorá-lo, ou se deseja fazer uma pergunta, entre em contato.

O Meet teve como proposta ouvir a comunidade para compreender o que se espera da entidade, bem como apresentar e discutir o que foi feito neste ano.
Dentre os elencados pelos participantes, os principais tópicos foram a representação estudantil, o engajamento político, a integração dos ingressantes e a participação na formação cultural dos estudantes, tanto com atividades correlatas à área, como meets e hackaton, quanto com atividades culturais diversas, como o CACoPalooza.

Foi discutido sobre o uso do EAD como forma de precarização do ensino;
Sobre a existência de defasagem em humanidades nos cursos oferecidos pelo instituto, sobre como o CACo tem suprido, ou buscado suprir, parte dessa defasagem com alguns de seus meets e possibilidades com relação ao currículo;
Solicitada melhora na informação acerca do processo de seleção de disciplinas e turmas.

Por fim, ficou definido que o novo link das reuniões semanais do CACo será
https://jitsi.debian.social/reuniaodocaco (terças, 18:00 horas)

 


Meet Extra - Vida de Ingressante (10/07/2020)

! Este artigo é um resumo. Se você fez parte do meet e pretende melhorá-lo, ou se deseja fazer uma pergunta, entre em contato.

O Meet foi uma conversa informal e livre entre bixos e veteranos. Falou-se dos altos e baixos do semestre. Provas, reprovação, matrículas para o segundo semestre, entidades independentes, Mr. Robot, churras, bandeco, suco de amora. A recomendação geral é ir devagar e aproveitar tudo o que a universidade tem pra oferecer.

Recomendações durante o meet:
Manual de ingressante
Grupo Unicamp Poliglota
Enigma - Telegram
cKure
Hacker News
Hack the Box

Sobre o pior suco do bandejão (Facebook)

 


Meet Cotas Étnico-raciais na Cotil e Cotuca (09/07/2020)
Convidados: André Pasti, Murilo Tabosa, Pedro Monteiro, Ingryd Lo Tierzo e Guilherme Montenegro

! Este artigo é um resumo. Se você fez parte do meet e pretende melhorá-lo, ou se deseja fazer uma pergunta, entre em contato.

Os convidados compartilharam suas experiências com os processos que resultaram na conquista das cotas étnico-raciais no Cotuca e no Cotil e com os movimentos e coletivos associados a essas conquistas.
Contaram como a aprovação de cotas na Unicamp não garantiu cotas nos Colégios, mas deram condições para que a luta avançasse por lá. A participação de coletivos de alunos foi reconhecida pelos professores de ambos os colégios e seus membros falaram dos benefícios já observados da existência dessas novas organizações. A construção de consciência e o avanço da luta por justiça social se apoiaram mutuamente.

Mais tópicos debatidos / tags
Cotas raciais, Cotuca, Cotil, Crioules, Conexão Preta, Pró-cotas, coletivos, racismo, homofobia, ensino técnico, ocupações de 2016, grêmio estudantil, IC nas greves, elitismo, sanções administrativas, EAD/COVID-19

Não faltaram links pra complementar a conversa

Unicamp e Covid
ADunicamp apresenta o relatório da consulta sobre as condições de trabalho docente remoto durante a pandemia de covid-19
Dados de Enquete sobre Condições do Isolamento dos alunos do Cotuca

EAD e desigualdade
EAD não resolve e pode aprofundar desigualdades
Como o ensino a distância pode agravar as desigualdades agora

Boletim do CACo sobre a implementação de Ensino à Distância na Unicamp durante o período de quarentena do coronavírus

Cotas no Cotuca
Vídeo apresentando a proposta de cotas
Como funcionaria a convocação
Podcast da Bárbara que tratou do tema das cotas no Cotuca

Racismo na Universidade
Professor anticotas da medicina da Unicamp é suspenso

 


Meet Unicamp S/A (02/07/2020)
Com Iuri Muniz, representante do CONSU pelos funcionários da Unicamp

! Este artigo é um resumo. Se você fez parte do meet e pretende melhorá-lo, ou se deseja fazer uma pergunta, entre em contato.

O convidado apontou que o processo de privatização "tradicional", como a venda completa de estatais, não está nos planos. Na impossibilidade de tornar a Unicamp uma universidade privada, seus recursos vão sendo cada vez mais atrelados ao mercado - perdendo assim o caráter público.

Mais tópicos debatidos / tags
Relação público privado, precarização do trabalho, terceirização, permanência estudantil, bolsas estudantis, bancos, grandes empresas, greve de entregadores de aplicativos, empresas filhas, inove-se, política de inovação institucional, professor empreendedor, interesse público, ensino, pesquisa, extensão

Tópicos apresentados
Gastos públicos com educação e seus reflexos:
Gasto público com educação (% PIB)
Médicos a cada 1000 habitantes

Marco Legal da Ciência e Tecnologia:
Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública
Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Privatização na Unicamp:
Deliberação CONSU-A-037/2019, de 26/11/2019

Unicamp na estruturação da sociedade:
GREG NEWS | DELIVERY