Suspensão do LariCACo

Adicionado em Qua 17 Mai 2017 22:55

Car*s computeir*s,

Mês passado, comunicamos uma diminuição significativa no retorno do LariCACo em uma das últimas reposições. Apesar disso, foi decidido em reunião dar mais uma chance com um aviso mais visível do objetivo do projeto. Acreditávamos que com esse aviso, aqueles que não estivessem familiarizados com o sistema do LariCACo tomassem ciência e assim, pagassem seus créditos e/ou evitassem a prática da compra fiada. Esta chance seria a última antes que medidas tivessem que ser tomadas. Infelizmente, diante da atual situação (melhor comentada abaixo), fomos obrigados a discutir, em nossa reunião ordinária de hoje (17.05.2017)*, o futuro do LariCACo.

Desde sua criação em 2015, o LariCACo tem sido um exemplo de experimento bem-sucedido. Um projeto que mostrava que era possível confiar na honestidade das pessoas, inclusive criando pretexto para novas atividades, como o CACo Empresta. Consistindo de uma coleção de alimentos vendidos, sem vigilância contínua, na Salinha do CACo e na geladeira do Instituto, foram raras as vezes em que houve um déficit maior que as flutuações esperadas. Desde então, o projeto se auto-sustentou, com todo o dinheiro arrecadado em cada compra sendo utilizado na seguinte. Vale ressaltar que tudo sempre foi vendido a preço de custo (com pequenos arredondamentos).

Na última contagem o LariCACo apresentou novamente um retorno bem abaixo do esperado - déficit que, em valor monetário, é muito parecido com o anterior. O prejuízo financeiro tem se mostrado constante e com isso, tememos que mantendo o projeto ativo, nosso caixa seja ainda mais afetado. Além disso, sentimos que o grande pilar no qual o projeto se construiu foi atacado, fazendo com que questionássemos a confiança que depositamos naqueles que utilizam de seu serviço. Então, a decisão que tomamos, com pesar, é de suspender indefinidamente a reposição.

Aproveitamos esta nota para agradecer a todos que mantiveram o LariCACo vivo durante tanto tempo. Isso só foi possível pela honestidade que encontramos nos usuários (alunos, professores, funcionários e visitantes) que acreditaram no projeto, além da ajuda que muitos nos ofereceram em contagens e reposições.

Por fim, salientamos a decepção da gestão com o rumo que este projeto tomou nas últimas semanas. O papel do Centro Acadêmico é fazer o que está ao seu alcance para tornar a vivência no instituto a mais agradável possível e, infelizmente, muitas das nossas tentativas são limitadas por circunstâncias desagradáveis como esta. Mais do que lamentar a interrupção desse projeto, este é o momento para refletirmos sobre como nossa índole influencia na criação de um espaço prazeroso e acolhedor em nosso Instituto.

CACo - Centro Acadêmico da Computação

*Ata da reunião: https://www.caco.ic.unicamp.br/institucional/ata/1529