(1) Propostas FarpaCACo

Adicionado em Dom 04 Nov 2018 16:20

QUEM SOMOS?

Somos uma chapa formada por 5 membros da gestão atual do CACo (ChaPaGato) e outros 9 membros ativos.  A grande maioria dos nossos membros nunca faltou a uma reunião e sempre participou do CACo, dando sugestões, realizando tarefas tanto pequenas quanto enormes e trabalhosas. Com uma chapa maior, queremos fazer tudo o que fizemos neste ano e muito mais.

O QUE FIZEMOS EM 2018?

Participamos ativamente do centro acadêmico durante todo o ano de 2018, com muitos participando há ainda mais tempo, então possuímos a experiência e o preparo para continuar fazendo o que sempre fizemos. E, principalmente, temos paixão pelo que fazemos.

Organizamos eventos de saúde mental e, com o IC, a contratação durante os 2 semestres do serviço de psicólogos para criar um grupo de apoio visando melhorar a saúde mental d*s estudantes mais necessitados.

Além disso, criamos um sistema de avaliação que permite qualquer estudante da Unicamp enviar críticas construtivas às principais coordenadorias de graduação dos cursos de exatas e aos próprios docentes em nome do CACo.

Participamos de diversas reuniões com os coordenadores de ambos os cursos, com as comissões de graduação, de infraestrutura, tanto do IC quanto da FEEC.

Nos dedicamos à divulgação e utilização de software livre, criando mirrors de Arch Linux e Manjaro utilizando o servidor do CACo, criamos um grupo para discussão e ajuda disponível à tod*s *s interessados.

(Re-)organizamos o Manual d* Bix* na edição de 2017-2018, utilizamos dados da DAC para propor uma assembleia que utilize uma justa e atualizada lista de membros, nos dedicamos ao LariCACo para que os alunos tivessem uma opção de comida com preço acessível sem sair do IC. Fizemos tudo isso e muito mais com transparência.

O QUE FAREMOS EM 2019?

Durante anos, uma descrição informal do CACo sempre foi “uma entidade que tem como objetivo tornar a experiência d*s alun*s nos cursos de computação na Unicamp a melhor possível”. Continuamos tendo isso em mente sempre como objetivo principal, por meio de melhorias nos currículos, eventos de integração, minicursos, e tudo que foi listado na seção anterior.

Vamos continuar tendo linha direta de comunicação com os professores e coordenadores, e vamos participar na comissão de reforma curricular que tem discutido quais as melhores mudanças a serem feitas nos cursos de Ciência e Engenharia da Computação.

Também vamos expandir a nossa mobilização em questões políticas e sociais, trazendo a proposta de criar um grupo de discussão que abordará em suas reuniões não só a situação política do país, que afetam diretamente a existência da universidade pública, como a situação de minorias na Unicamp e na computação, vendo a necessidade de falar de temas como machismo, a situação de negros e LGBTQ’s em uma universidade como a Unicamp, levando os tópicos discutidos nas reuniões do grupo para as reuniões ordinárias do CACo, sempre mantendo um canal de comunicação eficiente para que as reivindicações do grupo sejam sempre ouvidas.

Pretendemos alterar o estatuto para permitir que os membros do CACo possuam mais voz, mais poder deliberativo. Que não haja ambiguidades, que seja justa, que permitam eleições de chapa online, entre outras mudanças.

Pretendemos também ajudar a diminuir a disparidade entre a quantidade de alun*s das modalidades AA e AB, melhorando pontos que atualmente afastam *s alun*s da segunda modalidade, para isso nos aproximando mais dos coordenadores da FEEC.

Todas as nossas propostas são realistas e praticáveis, não superestimamos nossos planos para a campanha eleitoral, são coisas que estão planejadas e/ou já estão acontecendo durante as reuniões semanais do CACo. Temos a experiência para realizar tudo isso.

Link para pdf: