(2) Propostas Presente!

Adicionado em Dom 04 Nov 2018 16:21

Somos um grupo de estudantes da computação aliado ao movimento estudantil em defesa da universidade pública e gratuita. Acreditamos que o momento atual não permite neutralidade e queremos lutar contra as medidas privatizadoras e sucateadoras dos últimos governos, aprofundadas pelo corrupto Michel Temer e pioradas com as propostas do presidente eleito Jair Bolsonaro. Pra além de dentro dos nossos institutos, IC e FEEC, temos que nos integrar aos outros CAs, ao DCE e às ruas em defesa da Educação, da Ciência e das liberdades democráticas, ainda mais com a entrada (finalmente!) dos estudantes cotistas - negros e de escolas públicas - na universidade a partir do ano que vem.
Nosso nome vem da inspiração de milhões de jovens sonhadores e batalhadores que são incansáveis por um mundo mais justo. Marielle, Mestre Moa, e tantos lutadores, que outros quiseram enterrar sem saber que eram semente. CACo, também, Presente!

// Membros: Bárbara Perim (coord. financeira) - Chris Queiroz (coord. presidente) - Thales Iwashima (coord. ensino e graduação) - João Vianini (coord. administrativo) - Andre Soranzzo - Beatriz Azanha - Daniela Morais - Daniela Palumbo - Diogo Telles - Gabriel Collado - Gabriel Ribeiro - Ieremies Vieira - GIovanna Batalha - Lucas Felix - Luis Fernando Vieira - Leonardo von Zuben - Pedro Barcha - Tainá Turella - Thaíssa Rojas

// Não está tudo normal! Temos de nos organizar para duras batalhas
A agenda econômica obscurantista dos candidatos eleitos promete, mesmo em linhas gerais e sem divulgar detalhes, grandes ataques às liberdades democráticas, ao jornalismo, às minorias, ao orçamento público - do qual já foi retirado tudo da Unicamp, sobrando apenas mal o suficiente para pagar os salários. Está em risco o próprio caráter público da Universidade, ameaçando todos os atuais estudantes e os que virão, justamente no ano em que entram cotistas pela primeira vez. É uma agenda de ataques sem precedentes e, a nosso ver, o CA como entidade representativa deve focar como uma organização forte, articulada e que organize os estudantes da Computação como um todo, se expandindo para muito além dos seus membros. Vamos precisar, mais do que nunca, não somente lutar para tornar a vida do estudante de computação melhor, como defender nossa própria condição de estudante e nossa universidade!
O CA deve fazer o debate político no instituto e organizar a luta nesse campo para obtermos vitórias, sendo responsável por convidar e gerar condições para o debate e a ação. Para isso, propomos rodas de conversa, cinedebates e assembleias, que também servirão para trazermos questões nacionais e internacionais importantes, e da nossa vida acadêmica, tais como problemas com professores/matérias. Assim podemos sair de nossas próprias bolhas políticas, discutir e lutar pelas nossas pautas específicas incluindo, mas não se limitando, à Avaliação de Curso oficial.

// Convivência e gestão
Manteremos o LariCACo e a atualização do Manual do Bix*, e a realização dos eventos usuais como o CACoPalooza, os encontros de saúde mental - junto a uma melhor divulgação do SAPPE - a palestra AA/AB, a recepção os bixos, interligando com as demais entidades da Comp e favorecendo as suas próprias especialidades. Os eventos e atrações da entidade, assim como a participação nas comissões de graduação onde estão situadas, são parte da entidade - e não de uma ou outra gestão!

// Saúde mental
Não é possível falar de saúde mental na universidade sem passar pelas causas dos problemas enfrentados por diversos estudantes da Comp, IFGW, IQ, IMECC... Um espaço estudantil de altíssima exigência, pouca receptividade, muitas vezes personificado em alguns professores distantes e pouco dispostos a debater o modus operandi dos institutos. Às vezes, parece feito para não receber estudantes trabalhadores, que não podemos dedicar 100% do tempo à vida acadêmica. Para uma fatia crescente dos estudantes, esse ambiente é tóxico.
Por isso, propomos que esse não seja um assunto somente de quem procurar ajuda e participar das reuniões - que tem que ser mantidas! É um assunto de toda a comunidade da Comp, para que não somente se solidarize mas também lute por formas de alterar e resolver as causas do problema. Ninguém está só!

// Finalmentes
A comunicação entre o CA e o estudante deve ser proativa e constante, indo até o estudante! E, pra deixar todo mundo antenado nas atividades e lutas, além do email, vamos espalhar canais de divulgação do CACo através das plataformas mais usadas pela Comp, além de boletins, cartazes e conversa olho no olho!
Infelizmente, após o período de campanha (necessário para qualquer eleição saudável) ser deixado de fora do edital de eleições, houve uma restrição ao direito ao voto - só pode votar quem se inscrever até as 9h da manhã de segunda-feira, pós feriado, em caco.ic.unicamp.br/membros - decidida e comunicada tardiamente pela Comissão Eleitoral. Essa restrição de horário foi arbitrária e é diferente da questão regimental; por conta dela, é possível que nem todos tenham o tempo, na prática, de avaliar com tranquilidade as chapas, debater propostas e votar durante os dias 5 e 6, quando estaremos de volta às aulas e aos institutos.
Mesmo assim, estamos contentes em poder oferecer uma opção aos estudantes da Comp num momento árduo e nebuloso. Nossa iniciativa já garantiu, apesar das impossibilidades da gestão atual, a presença de dezenas de estudantes nas mobilizações contra os planos reacionários e cancervadores dos governos que vêm por aí. Queremos organizar a força dos estudantes da Comp como fizemos daquela vez, para todas as pautas da Comp. Vem com a gente construir um CACo ativo, de luta e Presente!

Link para pdf: