Notícia criada em 15 de Fevereiro de 2021 às 20:19

CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES 2021

<DISPOSIÇÕES GERAIS>

Este edital se refere ao concurso de artes para o manual do/a ingressante do Centro Acadêmico da Computação da Universidade Estadual de Campinas (CACo - Unicamp). Todos os estudantes da universidade podem participar!

O trabalho artístico vencedor será escolhido pela comunidade acadêmica nas redes sociais do CACo e será a capa do manual do ingressante a ser entregue em formato de página na web para os calouros de 2021. O artista vencedor levará prêmio de até 200 reais, de acordo com as disposições abaixo.

<DO TEMA>

O tema da arte do Manual do Bixo 2021 será

(rufem os tambores)

“Apesar do EaD”

O tom do tema, inspirado na música "Apesar de Você", de Chico Buarque, olha para o difícil momento da pandemia, com toda a crueza, mas sem abaixar a cabeça. E ainda traz uma alusão à grave situação política vivida na ditadura - que nossa realidade atual insiste em simular. Contudo, sem entregar o ouro ao algoz, a música que não poupa palavras também traz o ar de confiança na esperança de que, por mais duro que seja o que passamos, amanhã há de ser outro dia.

A realidade do ensino remoto em meio a pandemia evidencia e agrava as desigualdades sociais de nosso país. Aqueles que não têm acesso a internet ou aparelhos eletrônicos, são impedidos de continuar o seu aprendizado. No contexto da Unicamp, esse cenário cheio de incertezas, cortes de verba e projetos de barateamento da Educação, faz com que seja difícil que os novos alunos se sintam seguros e acolhidos e tenham a mesma perspectiva sobre a Universidade. Cabe a nós, veteranas/os, ajudar ingressantes a contornar as dificuldades dessa situação e ajudar para que possam, assim como nós, sobreviver ao EaD.

Apesar de Você, Chico Buarque:

É tudo para ontem, Emicida e Gilberto Gil:

Vacinas e Segunda onda da COVID 19, Atila Iamarino:

Segunda onda de covid: como fica a ansiedade?, Dr. Drauzio Varella e Dr. Frederico Felix

FUTURE-SE DEIXA ESTUDANTES PASSADOS , Meteoro Brasil:

Divulgação do concurso do ano passado:

As referências acima servem apenas para familiarizar a comunidade com os temas, e não devem necessariamente se refletir no trabalho artístico

<DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS>

Os trabalhos concorrentes deverão ser produzidos, de acordo com a seção de ESPECIFICAÇÕES abaixo, e enviado para o email caco@ic.unicamp.br até as 22h30 do dia 15 de março de 2021.

O email deve conter:

• [MANUAL 2021] no início do campo Assunto;
  • NOME COMPLETO, RA, CURSO, ANO DE INGRESSO do/a artista.
  • Declaração de licenciamento CC BY-SA 3.0 BR para o trabalho anexo. (Ver “Licenciamento” abaixo)

Por compreender a popularidade do software artístico proprietário (como o Photoshop e Corel), serão aceitos trabalhos produzidos em software proprietário.

Serão aceitos até dois trabalhos por estudante, sendo eles os últimos enviados até o prazo final de encaminhamento. Para fins de avaliação de finalistas e votação numa fase final, será considerado apenas o trabalho mais bem votado de cada artista.

<DA ELEIÇÃO>

• O trabalho artístico vencedor vai ser escolhido através da quantidade de likes ou votos no Instagram do CACo @cacounicamp.
  • A contagem de likes em postagens do CACo vai até as 20h do dia 19 de março de 2021.
  • Se houver envio de mais de cinco trabalhos artísticos, ou discrepância inferior a 10% de likes entre os mais bem colocados, pode haver concorrência de finalistas no stories do mesmo perfil nas 24 horas subsequentes, a critério do Centro Acadêmico.
  • Ao final do processo, o trabalho com mais likes no horário limite ou com mais votos na fase final será o escolhido!

<DA PREMIAÇÃO>

• O primeiro colocado, além de ter sua arte publicada no Manual do/a Ingressante do CACo, receberá o prêmio de 100 reais em dinheiro.
  • Se o trabalho premiado tiver sido feito em software livre, o ganhador receberá um bônus de mais 100 reais!

Recomendações de software livre e open source.

• GIMP, o software livre para manipulação de imagens.
  • Krita, software livre de ilustração.
  • Blender, software livre profissional de modelagem e animação 3D.
  • LibreOffice.org. Suite de ferramentas de produtividade.

O Centro Acadêmico da Computação se reserva o direito de avaliar criteriosamente os trabalhos buscando indícios de fraude em trabalhos que alegarem terem sido feitos com software livre apenas com o objetivo de atingir o maior prêmio, sob pena de anulação total dos prêmios em dinheiro.

<DAS ESPECIFICAÇÕES>

• Os arquivos dos trabalhos artísticos devem necessariamente ser enviados abertos, no formato de projeto nativo dos programas que os criaram (exemplo: .xcf do GIMP, .psd do Photoshop).
  • Para trabalhos artísticos maiores, a resolução deve manter a proporção acima.
  • Deverá haver margem mínima de 3mm (bleed ou linha de corte).
  • Onde for aplicável, o padrão de cor deve ser CMYK.
  • As fontes e arquivos necessários para a abertura do arquivo principal da arte devem ser enviadas em conjunto.
  • Não deverá haver marcas ou logotipos de empresas ou de softwares privados. O artista que optar por utilizar logotipos em sua arte deve se preocupar em não utilizar logotipos de softwares que não sejam livres, pois há opções de software "open" que não são necessariamente "free", assim como há software "free" (gratuito) que não é "free as in freedom" (livre).

<LICENCIAMENTO>

<DISPOSIÇÕES FINAIS>

• O Centro Acadêmico da Computação se reserva do direito de realizar adaptações no processo, como alterações de datas, com a finalidade de garantir o bom andamento do concurso, sendo qualquer alteração anunciada nas redes sociais do CACo.

Uma ótima e criativa temporada para todos,

Centro Acadêmico da Computação

Universidade Estadual de Campinas